Raúl da Costa 

piano

Raúl da Costa (Póvoa de Varzim em 1993), é um dos mais destacados jovens pianistas portugueses. iniciou os estudos musicais aos 7 anos de idade com Luís Amaro de Oliveira e Emília Coelho. Ingressou posteriormente na Academia de Música S. Pio X em Vila do Conde, onde estudou com Álvaro Teixeira Lopes.

Desde muito novo é presença recorrente em importantes palcos nacionais. Participou com sucesso em festivais internacionais como o Festival de Música de Sant Pere de Rodes (Espanha), Dias da Música em Lisboa, Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, Madeira Liszt Festival, “Hommage à Yehudi Menuhin” em Paris, além de outros palcos na Alemanha, França, Polónia, Inglaterra e Áustria.

Aos 12 anos de idade fez a sua estreia com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, interpretando o Concerto de Carlos Seixas. Em 2010 abriu o Ciclo de Piano da Casa da Música, num recital em que fez a estreia mundial de Música festiva n.º 14, “Para as bodas de Ivo Machado” de Fernando Lopes-Graça. Foi distinguido por quatro vezes pela “Melhor Interpretação de obra portuguesa”, nomeadamente de Luiz Costa, Eduardo Patriarca, Amílcar Vasques Dias e António Victorino d’Almeida.

Com um repertório que se estende de Bach a Zimmerman, a música de câmara ocupa um lugar importante na actividade de Raúl da Costa, colaborando com Aleksey Shadrin, Bruno Monsaingeon e Raquel Camarinha. Como solista, salientam-se as colaborações com Javier Viceiro, Theodore Kuchar e Joseph Swensen, a par de orquestras como a Sinfónica do Porto Casa da Música ou a Orquestra Filarmónica Janáček.

É detentor de 1os prémios em diversos concursos nacionais e internacionais, destacando-se o Concurso Internacional de Piano em San Sebastián, Concurso Scriabin em Paris, Concurso de Santa Cecília no Porto e Concurso Young Pianist of the North em Newcastle (Inglaterra), onde à conquista do 1º prémio se juntou o título de “Young Pianist of the North”. Com apenas dezasseis anos, foi premiado no 1º Concurso da União Europeia, em Praga, onde foi representar Portugal. Recebeu também, em 2016, o 1º prémio e todos os prémios especiais do concurso internacional ZF-Musikpreis. Trabalhou com mestres como Dmitri Bashkirov, Karl-Heinz Kämmerling, Galina Eguiazarova, Tatiana Zelikman, Lev Natochenny, Bernd Goetzke, Roger Muraro, Boris Berezovsky, Maria João Pires e Miguel Borges Coelho. Orientou masterclasses de piano na Guarda e em Chaves. Foi bolseiro da Yamaha Musical Foundation of Europe, daYehudi Menuhin Live Music Now Foundation e actualmente da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 2011 iniciou os estudos na Hochschule für Musik, Theater und Medien, em Hannover, na classe do reconhecido professor e pedagogo Karl-Heinz Kämmerling, com quem permaneceu até ao final dos seus dias, tendo sido um dos seus últimos e mais próximos alunos. Fez também parte do corpo docente desta prestigiada universidade, e actualmente integra a classe de piano do professor Bernd Goetzke.

ARTWAY LDA © 2011-2020  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS   |   ARTWAY - Culture & Arts | Rua Ribeiro de Sousa, 401, 4250-408 Porto - PORTUGAL | NIF - 510004989 | geral@artway.pt
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
QUER MANTER-SE ACTUALIZADO?
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER!