Ferran Savall INSTANT

Ferran Savall composição, voz e guitarra 
Antonio Pages Sors percussão 
Isaac Coll Prudencio baixo 
Lucia Ana Fumero Pignat voz e teclas

INSTANT, o novo projeto Ferran Savall, é fruto do momento presente, pequenos retratos do quotidiano, percorrendo e descrevendo emoções precisas e cheias de intensidade.

 

INSTANT é um compêndio de músicas, estilos e experiências que Ferran Savall tevenos últimos anos. Depois de “Mireu el nostre mar” (2008) e “Impro” (2014), este novo projeto é uma coleção eclética, atraente, fresca e cheia de intimidade que, pela primeira vez, apresenta composições e letras do do próprio Ferran Savall. Letras que contêm experiências presentes e passadas, que capturam momentos que sobrevivem nessas novas melodias e peças que harmonizam poemas de vários poetas contemporâneos. INSTANT também dá mais um passo no caminho dainterpretação das improvisações, que são enriquecidas com um ensemble musical mais extenso e que inclui teclados, guitarra e baixo. Finalmente, o novo projeto também recupera a música de origem mediterrânea e tradicional, oferecendo novas harmonizações e versões de melodias não publicadas no repertório de Savall.

Basileia (1979). Filho de Montserrat Figueras e Jordi Savall, desde a infância que Ferran Savall manteve contacto regular com o mundo musical de estudo, ensaio e concerto em sua casa. Estudou guitarra e, mais tarde, especializou-se em instrumentos antigos na Escola Superior de Música de Catalunya com Xavier Díaz-Latorre, em Trossingen com Rolf Lislevand (tiorba), e com Andrew Lawrence-King em Sant Feliu de Guixols. Ferran Savall é um cantor autodidata que previligia a naturalidade trímbrica da voz. Explorou o conhecimento musical de várias culturas do mundo: Paquistão, Índia e Armênia, entre outros, mas sempre evitando qualquer especialização de estilo, em busca de fragmentos das mais variadas técnicas assimiladas de forma a incorporá-las de forma criteriosa nas suas improvisações. A reforçar a sua formação vocal frequentou aulas de técnica vocal com Dolors Aldea. Os primeiros lugares onde se apresentou como intérprete foram as praças e ruas do bairro de Gràcia, em Barcelona, e o bar “Sino” do escritor venezuelano Armando Luigi Castaneda. Em 2004, Ferran  embarcou na aventura de se apresentar profissionalmente em projectos com Montserrat Figueras, Jordi Savall e Arianna Savall. À gravação do disco “Du temps & de l'instant” seguiram-se espetáculos em todo o mundo. Desde 2005 tem trabalhado com o bailarino e coreógrafo indiano Shantala Shivalingappa numa série de projetos com músicos como Chitravina N. Ravikiran, Thodur Madabusi Krishna, Subash Chandra, Prabhou Edouard e Wassim Soubra. Em 2008 gravou “Mireu el Nostre Mar” com colaborações com Mario Mas, Jordi Gaspar, Javier Mas e Dimitris Psonis, entre outros. Depois de uma calorosa recepção do disco em França, Ferran Savall apresentou-se regularmente em França, em trio com Mario Mas e Jordi Gaspar. Ferran também trabalhou com músicos como Driss El Maloumi, Nedyalko Nedyalkov, Razmik Amyan, Gaguik Mouradian e Hakan Gungor, contando-se concertos recentes na Turquia, com o grupo Pandora para o TRT Muzik. Ferran Savall também está envolvido em projetos como "Gêmeos l'espectacle de poesia" e "Una música de cavalls Negres ', bem como em duo com Jordi Gaspar.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
ARTWAY LDA © 2011-2020  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS   |   ARTWAY - Culture & Arts | Rua Ribeiro de Sousa, 401, 4250-408 Porto - PORTUGAL | NIF - 510004989 | geral@artway.pt
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
QUER MANTER-SE ACTUALIZADO?
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER!