Frederic Cardoso 
clarinete

“O clarinetista Frederic Cardoso é um verdadeiro motor de um assinalável número de obras de câmara em  que o seu instrumento tem parte destacada."

Fernando Lapa - Compositor

 

"Um clarinetista de grande personalidade e versatilidade."

Ada Gentile - Compositora

Frederic Cardoso, clarinetista, obteve vários prémios em concursos nacionais e internacionais e dedica uma parte significante do seu trabalho à música de câmara e à música contemporânea. Enquanto solista ou como parte integrante de ensembles, estreou cerca de 130 obras em Portugal, Alemanha, Bélgica, Espanha e Holanda, sendo dedicatário de muitas delas. Neste âmbito, apresentou-se em Festivais como Ciclo Estado da Nação (Casa da Música, Porto), Festival Dias da Música Eletroacústica (Seia), Festival Mixtur (Barcelona, Espanha) e Donaueschingen Music Festival (Donaueschingen, Alemanha).

A sua discografia incluiu nove discos em áreas tão diversas como a música contemporânea, erudita, improvisada, pop e world music.

Colaborou  com a Banda Sinfónica Portuguesa, Fundação Orquestra Estúdio, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra  Sinfónica do Porto Casa da Música e Remix Ensemble Casa da Música. Ministrou cursos de aperfeiçoamento em Portugal Continental e Insular, tendo apresentado um Fórum sobre Música Portuguesa para Clarinete e Eletrónica, como professor convidado, no Conservatório Real de Antuérpia (Bélgica).

Natural de Tarouca, Frederic é Licenciado e Mestre em Interpretação Artística pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, onde estudou com António Saiote e Nuno Pinto, e Mestre em Ensino de Música pela Universidade do  Minho. Atualmente encontra-se a finalizar o  Doutoramento em Música – Especialidade de Interpretação na Universidade de Évora, estuda Direção de Banda na Academia Portuguesa de Banda com o Maestro Paulo Martins, é membro efetivo da Banda Sinfónica Transmontana (clarinete baixo e clarinete contrabaixo) e é Professor de Clarinete e Orquestra de Sopros no Conservatório de Música  de Paredes. É D’Addario Reserve Player.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Spotify - Black Circle