Nuno Pinto
clarinete
Artista das marcas Buffet Crampon e Rico, Nuno Pinto é descrito pela imprensa como um “clarinetista de génio” (Daniel Bailoni), “brilhante” (Nicholas Cox) e “ao nível dos grandes virtuosos internacionais do instrumento” (Bernardo Mariano).
Estudou clarinete com Saul Silva, António Saiote, Michel Arrignon e Alain Damiens, em Portugal e França e tem dedicado uma grande parte do seu trabalho à música de câmara e à música contemporânea, sendo membro fundador dos grupos de câmara Camerata Senza Misura, Trivm de Palhetas e Clarinetes Ad Libitum, tendo tocado também com alguns dos melhores músicos da atualidade. É ainda membro da OrchestrUtopica, do Grupo Música Nova e do Sond’Ar-te Electric Ensemble, para além de tocar em duo com a pianista Elsa Silva.
Enquanto solista ou integrado em grupos de câmara e ensembles, esteve presente nas estreias de mais de 120 obras de 60 compositores e é dedicatário de várias obras.
Foi solista com várias orquestras e tem participado em Festivais Internacionais de Música na Europa, América e Ásia.
A sua discografia inclui gravações em áreas tão diversas como a música contemporânea, de câmara, ensemble, world music e jazz.
É professor de Clarinete e de Música de Câmara na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto.
Mais vídeos no YouTube
Disco que se destaca pela qualidade da interpretação destes dois experientes intérpretes, sendo também digno de realce o facto de se tratar da primeira edição fonográfica das seis peças que o integram.
Ípsilon / Público
Pedro M. Santos in Top 10 Discos - O melhor de 2016
Pinto is joined by pianist Elsa Silva in a fantastic collection of new works by Portuguese composers. […] Once again this duo delivers a brilliantly crafted performance
The Clarinet (Julianne Kirk Doyle, June 2017)