PATRÍCIA SILVEIRA

Multifacetada, Patrícia Silveira (1996) trabalha maioritariamente como cantora lírica.
Iniciou a sua formação em canto no Conservatório de Música do Porto, licenciou-se em Canto Lírico na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) e, no ano, seguinte ingressou no mestrado no Conservatorium van Amsterdam onde trabalhou com Sasja Hunnego, Selma Harkink e com o pianista Jan-Paul Grijpink.
Em paralelo com a música, Patrícia demonstra um enorme interesse pela divulgação, produção e gestão artística e também pelas artes visuais e escrita. Actualmente, trabalha em parceria com o compositor Francisco Fontes e estrear-se-á como libretista, em Setembro de 2021, numa ópera inserida no Festival Informal de Ópera (FIO) com a Sinfonietta de Braga, em Braga.
Reside em Amesterdão e trabalha na Opera Ballet Vlaanderen, na Bélgica. Continua, ainda assim, a apresentar-se frequentemente na Península Ibérica em recital com o pianista Ángel González e em concerto com o ensemble O Bando de Surunÿo, do qual é elemento base, desde 2015, e onde realiza, não só, a estreia moderna de várias obras inéditas do repertório barroco português, como participa activamente na experimentação e descoberta da sua interpretação. Com este agrupamento, em dezembro de 2019, grava o primeiro CD entitulado “Ai dina, dina, dana”. Em Dezembro de 2020, estará em tour com o ensemble Holland Baroque nos Países Baixos.
A actividade profissional e académica de Patrícia é versátil e diversificada, tendo já feito parte de pequenos grupos de jazz em Portugal e cantado a solo com a Orquestra de Jazz do Conservatório de Música do Porto. Profissionalmente, canta em formações corais e camerísticas de natureza diversificada como o Coro Sinfónico da Casa da Música e Absolute Vocem Ensemble, tendo participado em importantes festivais de música nacionais e internacionais, destacando-se o Florilège Vocal de Tours 2015, 8º Festival Abulensis, Encontros de Música Antiga de Loulé, Mundos e Fundos 2018 e 2019 e Festivais de Outono 2019.