Pedro Meireles

violino

Pedro Meireles (Porto,1981), violinista premiado em diversos concursos nacionais e internacionais, ocupa, desde 2015, o lugar de Concertino Principal da Orquestra Sinfónica Portuguesa e o lugar de concertino convidado da Orquestra do Festival de Budapeste na Hungria. Possui diplomas em violino e viola pela Royal Academy of Music instituição que, em 2016, lhe concedeu o prestigiado título de Associate.

Iniciou os estudos de violino com a sua mãe. Prosseguiu a sua formação no Conservatório de Música do Porto com Carlos Fontes e Suzanna Lidegran, e mais tarde na Royal Academy of Music, em Londres, tendo-lhe sido atribuído um DipRAM assim como o Prémio J. & A. Beare. 

Venceu o Concurso da Juventude Musical Portuguesa aos nove anos de idade e foi galardoado com primeiros lugares em inúmeros concursos como o Prémio Maestro Silva Pereira, o Prémio Marjorie Hayward, o Prémio Mica Comberti, o Prémio de Viola Theodore Holland, o Sir Arthur Bliss Memorial Prize e o Prémio de Viola Max Gilbert. Venceu também, por três vezes, o Prémio Jovens Músicos da RTP, nas modalidades de Violino e Viola. 

Como concertista e como músico de câmara, realizou mais de duzentos concertos em algumas das mais conceituadas salas da Europa. Foi concertino e concertino adjunto das orquestras Royal Philharmonic, Orion Symphony, New London Orchestra, Brandenburg Sinfonia, Ashover Festival Orchestra e Orquestra Gulbenkian. 

Pedro Meireles é frequentemente convidado para orientar masterclasses de Violino e Viola, bem como para integrar o júri dos principais concursos e prémios de Música em Portugal.
Protagonizou a estreia mundial do Concerto para Viola de Claudio Carneyro, num concerto integrado no Congresso Internacional de Violas, em 2014. 

Gravou recentemente o Concerto para 2 violinos de Sérgio Azevedo, o Concerto para Violino de Luís de Freitas Branco e um disco com obras do violinista e compositor Pedro Teixeira da Silva.
Pedro Meireles é, juntamente com a violoncelista Irene Lima, fundador e impulsionador dos “Solistas de Lisboa”, projecto de música de câmara que integra solistas de instrumentos de corda das principais orquestras da referida cidade. É também 1.o Violino do Quarteto Camões. 

ARTWAY LDA © 2011-2020  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS   |   ARTWAY - Culture & Arts | Rua Ribeiro de Sousa, 401, 4250-408 Porto - PORTUGAL | NIF - 510004989 | geral@artway.pt
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
QUER MANTER-SE ACTUALIZADO?
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER!