Scherzi Musicali

SCHERZI MUSICALI & NICOLAS ACHTEN

CD IL PIANTO D’ORFEO

 

Achten is a Renaissance musical polymath, directing the excellent band Scherzi Musicali from the theorbo, harp, harpsichord and bass cittern – as well as singing in the majority of items, and writing a thoroughly articulate and illuminating essay

Gramophone

Ao longo da última década Scherzi Musicali tornou-se um dos agrupamentos mais destacados no universo da música antiga, sendo reconhecido pelas suas interpretações dinâmicas de repertório dos séculos XVII e XVIII, que os seus músicos exploram com grande paixão e entrega. Os músicos de Scherzi Musicali aplicam a mesma abordagem exigente a todas as obras que interpretam, a partir da pesquisa e reflexão filológicas como guias na sua busca interminável do estilo performativo histórico mais preciso.

Com uma formação variável entre três a mais de vinte músicos, o conjunto foi fundado e é dirigido por Nicolas Achten, um dos poucos cantores de música antiga a acompanhar-se, tanto com o alaúde, como com a harpa ou o cravo, recriando e revivendo esta prática esquecida. Achten colabora com cantores e instrumentistas com os quais desenvolveu uma identidade sonora concebida a partir da interação entre o contínuo instrumental e a retórica vocal.

Scherzi Musicali têm actuado em muitos dos melhores festivais e salas de concerto da Europa, incluindo o Festival de Valónia, o Festival de Vlaanderen, o Muziekcentrum De Bijloke Gent, o deSingel, o Concertgebouw Brugge, a Amuz, o Bozar, o Automne Musical de Spa, o Operadagen Rotterdam, a Ferrara Musica, o Amici Della Musica di Padova, o Festival Veneziano de Música Barroca, Tage Alter Muzik Herne, Musikfestspiele Potsdam, Muzikverein Wien, Kölner Philharmonie, Itinéraire Barroco em Périgord Vert, Festival d'Ambronay, etc.

Comprometido com o seu papel pedagógico, Scherzi Musicali colabora com "Jeunesses Musicales" e "Jeugd en Muziek", para colocar o conhecimento académico da música antiga no seio dos estabelecimentos de ensino.

Scherzi Musicali gravou 7 CDs, incluindo 5 estreias mundiais: Giulio Caccini (2008), "Dulcis Amor Iesu" - motets de Giovanni Felice Sances (2009), "Petits Motets" - Joseph Hector Fiocco (2009), “Adone” - Domenico Mazzocchi (2010), How pleasant ‘tis to Love"- canções de Henry Purcell (2012) e "Il Pianto d'Orfeo"- Monteverdi, Caccini, Peri... (2013), e o oratório de Antonio Bertali "La Maddalena" (2016). Um segundo volume de motetos de Fiocco foi recentemente lançado no mercado sob o título “Petits Motetes, vol.!!”, enquanto "Dialoghi Amorosi" - Sances - está previsto para aparecer em outubro de 2017. Estas gravações foram editadas por uma série de etiquetas diferentes, incluindo Alpha, Musique en Wallonie, Deutsche Harmonia Mundi/Sony e Ricercar, que agora é o parceiro de gravação exclusivo do agrupamento.

  • world-wide-web-visit-512
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
ARTWAY LDA © 2011-2020  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS   |   ARTWAY - Culture & Arts | Rua Ribeiro de Sousa, 401, 4250-408 Porto - PORTUGAL | NIF - 510004989 | geral@artway.pt
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
QUER MANTER-SE ACTUALIZADO?
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER!