top of page
Surunyo1.jpg
SONS DE OUTROS TEMPOS.png

O ciclo de concertos “Sons de outros tempos” pretende apresentar concertos de música antiga, com instrumentos da época, numa redescoberta de interpretações historicamente informadas com grande cariz pedagógico e informativo, uma vez que se trata também de descobrir a história do próprio país de onde é oriunda a música retratada no concerto. Nas primeiras duas edições (2023 e 2024), “Sons de outros tempos” terá como parceiro O Bando de Surunyo liderado por Hugo Sanches.

Em 2023 o grupo explora repertório ibérico sob o tema “Música e Festa em Portugal no alvor da Era Moderna”.

Em 2024 o grupo embarca numa aventura com a Escola da Noite e o Teatro Gil Vicente para por em cena a “Frágua do Amor” de Gil Vicente.

SonsDeOutrosTempos_instagram.png

"Música e Festa em Portugal no alvor da Era Moderna"

Durante os séculos XVI e XVII, a Península Ibérica apresenta um riquíssimo quadro cultural com características únicas no panorama europeu. Portugal e os territórios que hoje constituem politicamente a Espanha comungam então de uma unidade ao nível da produção poética, musical e teatral que se manteve ao longo de mais de dois séculos apesar dos diversos momentos de conflito e ruptura política. Neste período, pessoas, textos e música circulavam livre e intensamente no espaço peninsular, originando uma das eras mais notáveis da história da cultura europeia, o Século de Ouro, onde música, festa, política, teatro e devoção se fundiam de forma ímpar e surpreendente.

O Bando de Surunyo é um ensemble de música antiga que se dedica ao estudo, resgate, interpretação e divulgação deste nosso riquíssimo património. Assente num trabalho de investigação musicológica, histórica e filológica realizado no seio do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, o ensemble tem realizado dezenas de concertos aquém e além-fronteiras privilegiando repertório ibérico inédito ou pouco conhecido, mas que tranquilamente ombreia com a melhor produção musical coetânea do resto do velho continente.

Concerto d'O Bando de Surunyo na Capela de S. Miguel (Coimbra)

09/11/2023

Ficha Artística

Eunice Abranches d'Aguiar, tiple

Marta Martins, tiple

Raquel Mendes, tiple

Patrícia Silveira, alto

Carlos Meireles, tenor

Fernando Guimarães, tenor

Sergio Ramos, baixo

Maria Bayley, harpa ibérica/alto

Marta Vicente, violone

André Ferreira, órgão

Hugo Sanches, alaúde/viola de mão/dir. artística

WORKSHOPS
Festa e eloquência – A música na península ibérica nos séculos XVI e XVII

Workshop com Hugo Sanches

07/06/2023

Oficinas dirigidas por Hugo Sanches destinadas aos alunos das escolas de música, sobre a música em Portugal nos séculos XVI e XVII, com as componentes teórica e prática para preparação de duas obras selecionadas com as classes de conjunto para apresentação em concertos apresentados a 9 de junho em Esposende, 11 de junho em Ovar e 9 de novembro em Coimbra.

bottom of page