top of page

SONS DE
OUTROS
TEMPOS

Ciclo de Concertos

SonsDeOutrosTempos_instagram.png

O ciclo de concertos “Sons de outros tempos” pretende apresentar concertos de música antiga, com instrumentos da época, numa redescoberta de interpretações historicamente informadas com grande cariz pedagógico e informativo, uma vez que se trata também de descobrir a história do próprio país de onde é oriunda a música retratada no concerto. Nas primeiras duas edições (2023 e 2024), “Sons de outros tempos” terá como parceiro o Bando de Surunyo liderado por Hugo Sanches. Em 2023 o grupo irá explorar repertório ibérico sob o tema “Música e Festa em Portugal no alvor da Era Moderna”. Em 2024 o grupo embarca numa aventura com a Escola da Noite e o Teatro Gil Vicente para por em cena a “Frágua do Amor” de Gil Vicente.

 

"Música e Festa em Portugal no alvor da Era Moderna"

Durante os séculos XVI e XVII, a Península Ibérica apresenta um riquíssimo quadro cultural com características únicas no panorama europeu. Portugal e os territórios que hoje constituem politicamente a Espanha comungam então de uma unidade ao nível da produção poética, musical e teatral que se manteve ao longo de mais de dois séculos apesar dos diversos momentos de conflito e ruptura política. Neste período, pessoas, textos e música circulavam livre e intensamente no espaço peninsular, originando uma das eras mais notáveis da história da cultura europeia, o Século de Ouro, onde música, festa, política, teatro e devoção se fundiam de forma ímpar e surpreendente.

O Bando de Surunyo é um ensemble de música antiga que se dedica ao estudo, resgate, interpretação e divulgação deste nosso riquíssimo património. Assente num trabalho de investigação musicológica, histórica e filológica realizado no seio do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, o ensemble tem realizado dezenas de concertos aquém e além-fronteiras privilegiando repertório ibérico inédito ou pouco conhecido, mas que tranquilamente ombreia com a melhor produção musical coetânea do resto do velho continente.

bottom of page