VANESSA PIRES 

vanessapires@artway.pt

+351 91 437 71 44

Vanessa Pires (n. 1980) é fundadora, gestora de projetos e artistas na ARTWAY culture & arts, a primeira empresa de gestão artística focada em música clássica em Portugal, e que representa alguns dos mais destacados compositores, maestros, instrumentistas, cantores e projetos do país. Iniciando a sua vida musical como violoncelista, Vanessa estudou música no Porto ESMAE e, desde 2001, trabalha na Casa da Música do Porto como violoncelista convidada no Remix Ensemble e Orquestra Sinfónica, sendo membro efetivo da Orquestra Barroca desde a sua fundação. Já trabalhou com maestros como F. Biondi, B. Broniman, H. Christophers, L. Cummings, P. Eotvos, P. Hillier, B. Lubman, H. Niquet, A. Parrot, E. Pomárico, P. Rundel, entre muitos outros. Já tocou em todas as principais salas de concerto de Portugal e ainda Filarmónica de Berlim (Alemanha), IRCAM e Centro Pompidou, Paris; Scène Nationale, Orleães;  Palácio de Música e Congressos, Estrasburgo (França); Haendel Festival, Londres (Inglaterra); Palau de la Música, Barcelona; Festival de Música Antiga, Vbeda e Baeza (Espanha); Auditório do Conservatório de Música de Pequim (China).

Mais tarde, Vanessa fez um mestrado em Gestão de Empresas e Instituições Culturais na Universidade de Barcelona. O seu projeto final, “Art Lab - Festival Stella”, na Serra da Estrela, focou-se no desenvolvimento de uma nova abordagem social à cultura e às artes.

Vanessa está envolvida no desenvolvimento de projetos musicais multidisciplinares com o compositor Luís Tinoco, o violoncelista Filipe Quaresma, o pianista António Rosado, o percussionista Miquel Bernat e o Drumming Grupo de Percussão, Temporada Darcos e Nuno Côrte-Real, trabalhando de perto com festivais e instituições culturais em Portugal tais como Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, Festival das Artes, Festival do Marvão, Festival Internacional de Música de Espinho, Dias da Música de Belém, CCB, Fundação Gulbenkian, Casa da Música, Teatro Nacional de S. Carlos, Culturgest.

Vanessa Pires também tem interesse na produção de gravações de CD e foi produtora executiva e/ou musical em gravações da Artway Records, Odradek Records e Naxos.

Vanessa é professora convidada de “Gestão de Carreira Artística” na ESMAE Porto e foi oradora convidada na FJM Gubenkian, Universidade de Braga e Acesso Cultura.

ARTWAY LDA © 2011-2020  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS   |   ARTWAY - Culture & Arts | Rua Ribeiro de Sousa, 401, 4250-408 Porto - PORTUGAL | NIF - 510004989 | geral@artway.pt
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
QUER MANTER-SE ACTUALIZADO?
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER!