top of page

QUEM SOMOS

349342742_1388413938620332_2040407461991276376_n.jpg

VANESSA PIRES
Direção

Vanessa Pires, n. 1980, licenciada em música (violoncelo) na ESMAE e mestre em gestão de empresas e instituições culturais pela Universidade de Barcelona, é diretora da Artway, empresa de gestão cultural e projetos artísticos, sediada no Porto, da qual foi co-fundadora em 2011. Violoncelista da Orquestra Barroca Casa da Música, desde a Capital Europeia da Cultura Porto 2001 que integrou vários projetos musicais e discográficos da Casa da Música tendo tocado, durante vários anos, com a Orquestra Sinfónica do Porto e o Remix Ensemble dessa instituição musical de referência. 

Integrou a Associação Europeia dos Agentes Artísticos representando Portugal, pela primeira vez, desde a criação dessa associação em 1947. O trabalho que tem desenvolvido em estreita parceria com artistas, técnicos, programadores, salas de espectáculo, festivais, autarquias, entre outros, confere-lhe uma compreensão única e abrangente da cena musical portuguesa e europeia, sendo impulsionadora de uma dinâmica de internacionalização de músicos e projetos portugueses, ao mesmo tempo que contribui ativamente para o desenvolvimento do tecido artístico e cultural em Portugal.  Dirige vários projetos com financiamento público português e europeu, tais como “Temporada Artway / Itinerâncias: música para outros ouvidos” (Apoio sustentado DGArtes) e "Building Musical Heritage" (Projecto de Cooperação Europeia - Europa Criativa). Com estes dois projectos, Vanessa Pires destaca-se na direção executiva e programação artística com especial foco na descentralização da oferta cultural e formação de novos públicos através do “Festival Província Sonora” e “BEYRA Laboratório Artístico”, entre outras iniciativas. 

Com uma visão abrangente e globalizante diferenciadora, Vanessa Pires criou ainda uma editora discográfica com dois catálogos – Artway Records e Artway Next – e o programa de mentoria para jovens músicos e seus projetos emergentes, Artway Showcase.  

Lecciona as disciplinas de Gestão de Carreira Artística e Introdução à Programação e Produção de Eventos Culturais na ESMAE IPPorto. 

vanessapires@artway.pt
+351 91 437 71 44

DALILA TEIXEIRA
Artway Showcase e projetos especiais 

349342742_3486107681710185_4463736340636820066_n.jpg

Dalila Teixeira concluiu a licenciatura em piano, na ESMAE, sob a orientação de Miguel Borges Coelho (2015) e completou o mestrado em interpretação artística, na mesma instituição (2019), sob a orientação de Pedro Burmester e Daniel Moreira. Na sua dissertação de mestrado apresenta uma forte componente analítica de “Quatour pour la fin du Temps” de Olivier Messiaen, aliada a um trabalho performativo com o Quarteto Caleidoscópio. Desde então, esta formação pretende promover o diálogo entre a performance e a luz, num tipo de espetáculo inovador. Assim, a sua vertente de investigação e de performance avançam a par com a sua vida laboral, que passa por ser pianista acompanhadora e professora de piano. Em paralelo, pretende focar-se também na gestão e produção de concertos, especialmente de projetos recentes e em lançamento. 

Participou em inúmeros cursos de piano com alguns dos mais destacados professores nacional e internacionalmente. 

Actualmente, incorpora o Serviço Educativo da Casa da Música em três projetos: Coro infantil da Casa da Música, Coro infantil nas escolas e “A minha Companhia de Ópera”. É também pianista acompanhadora do Coro Lira, leciona piano na Academia de Música Valentim de Carvalho e no Colégio dos Salesianos, e dirige ainda o Coro da Sala de Ensaios do Teatro de Ferro e o Coro Canto Livre. 


dalilateixeira.showcase@artway.pt
+351 913 950 712

ANA MORAIS
Assessoria da Direção
Direção de Produção
Loja online

IMG_2428.JPG

Ana Morais integra a equipa da Artway desde janeiro de 2024. Tem uma pós-graduação em Gestão das Artes pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto, e uma Pós-Graduação em Economia Social (Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa – Porto). Trabalhou desde muito cedo como produtora executiva em diversos projetos culturais na cidade do Porto, entre eles a Associação Amigos do Coliseu do Porto, a Gesto - Cooperativa Cultural, CRL e o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, nas companhias de Teatro “As Boas Raparigas vão para o céu, as más para todo o lado” e “ASSÉDIO – Associação de Ideias Obscuras”. Foi assistente de programação da área do Envolvimento da População do Departamento de Programação Cultural da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, S.A., participando na coordenação/ produção e gestão dos diversos projetos internos, e apoio na produção e gestão de projetos externos. Trabalhou ainda, em 2003/4, como assessora para a Produção do Coordenador do Serviço Educativo, na Casa da Música/ Porto 2001, S.A., sendo da sua responsabilidade, entre outras, a organização, dinamização e manutenção dos contactos com a rede de professores colaboradores; a organização, dinamização e contactos com as escolas; apoio técnico na produção de espetáculos musicais por e para jovens e apoio técnico na produção de seminários do Serviço Educativo. Nos anos letivos de 2005/6 e 2006/7 lecionou o módulo de “Sociologia e Cultura” integrado na disciplina “Gestão Cultural”, no Curso de Direção de Cena e Produção da ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto.

anamorais@artway.pt
+351 917 067 791

TATIANA VARGAS
Produção e Comunicação

Tatiana Vargas é relações públicas de formação e atua principalmente como produtora cultural. Possui experiências profissionais em assessoria de comunicação e gestão de projetos culturais. No Brasil, realizou assessoria de comunicação para grupos de teatro, orquestras de câmara, centro de artes e principalmente para artistas da área da música. Foi a produtora executiva do espetáculo Memórias Líquidas – Luís Bittencourt realizado, em 2016, no Brasil, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria. Em Portugal, foi responsável pelo setor de produção, comunicação e multimédia das edições 2010 e 2011 dos Festivais de Outono realizados pela Fundação João Jacinto Magalhães e pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Nos últimos anos, tem trabalhado como manager de artistas e na concepção de candidaturas de apoio às artes e gestão de projetos aprovados pela Direção Geral da Artes, entre outros. Nestes projetos, atua na submissão, gestão, produção e assessoria de comunicação. É doutorada em Estudos Culturais pelas Universidades de Aveiro e Minho. 

 

tatianavargas​@artway.pt
+351 933 340 072

bottom of page