top of page

QUEM SOMOS

349342742_1388413938620332_2040407461991276376_n.jpg

VANESSA PIRES
Direção

Vanessa Pires, n. 1980, licenciada em música (violoncelo) na ESMAE e mestre em gestão de empresas e instituições culturais pela Universidade de Barcelona, é diretora da Artway, empresa de gestão cultural e projetos artísticos, sediada no Porto, da qual foi co-fundadora em 2011. Violoncelista da Orquestra Barroca Casa da Música, desde a Capital Europeia da Cultura Porto 2001 que integrou vários projetos musicais e discográficos da Casa da Música tendo tocado, durante vários anos, com a Orquestra Sinfónica do Porto e o Remix Ensemble dessa instituição musical de referência. 

Integrou a Associação Europeia dos Agentes Artísticos representando Portugal, pela primeira vez, desde a criação dessa associação em 1947. O trabalho que tem desenvolvido em estreita parceria com artistas, técnicos, programadores, salas de espectáculo, festivais, autarquias, entre outros, confere-lhe uma compreensão única e abrangente da cena musical portuguesa e europeia, sendo impulsionadora de uma dinâmica de internacionalização de músicos e projetos portugueses, ao mesmo tempo que contribui ativamente para o desenvolvimento do tecido artístico e cultural em Portugal.  Dirige vários projetos com financiamento público português e europeu, tais como “Temporada Artway / Itinerâncias: música para outros ouvidos” (Apoio sustentado DGArtes) e "Building Musical Heritage" (Projecto de Cooperação Europeia - Europa Criativa). Com estes dois projectos, Vanessa Pires destaca-se na direção executiva e programação artística com especial foco na descentralização da oferta cultural e formação de novos públicos através do “Festival Província Sonora” e “BEYRA Laboratório Artístico”, entre outras iniciativas. 

Com uma visão abrangente e globalizante diferenciadora, Vanessa Pires criou ainda uma editora discográfica com dois catálogos – Artway Records e Artway Next – e o programa de mentoria para jovens músicos e seus projetos emergentes, Artway Showcase.  

Lecciona as disciplinas de Gestão de Carreira Artística e Introdução à Programação e Produção de Eventos Culturais na ESMAE IPPorto. 

vanessapires@artway.pt
+351 91 437 71 44

DALILA TEIXEIRA
Gestão Artística e Showcase

349342742_3486107681710185_4463736340636820066_n.jpg

Dalila Teixeira concluiu a licenciatura em piano, na ESMAE, sob a orientação de Miguel Borges Coelho (2015) e completou o mestrado em interpretação artística, na mesma instituição (2019), sob a orientação de Pedro Burmester e Daniel Moreira. Na sua dissertação de mestrado apresenta uma forte componente analítica de “Quatour pour la fin du Temps” de Olivier Messiaen, aliada a um trabalho performativo com o Quarteto Caleidoscópio. Desde então, esta formação pretende promover o diálogo entre a performance e a luz, num tipo de espetáculo inovador. Assim, a sua vertente de investigação e de performance avançam a par com a sua vida laboral, que passa por ser pianista acompanhadora e professora de piano. Em paralelo, pretende focar-se também na gestão e produção de concertos, especialmente de projetos recentes e em lançamento. 

Participou em inúmeros cursos de piano com alguns dos mais destacados professores nacional e internacionalmente. 

Actualmente, incorpora o Serviço Educativo da Casa da Música em três projetos: Coro infantil da Casa da Música, Coro infantil nas escolas e “A minha Companhia de Ópera”. É também pianista acompanhadora do Coro Lira, leciona piano na Academia de Música Valentim de Carvalho e no Colégio dos Salesianos, e dirige ainda o Coro da Sala de Ensaios do Teatro de Ferro e o Coro Canto Livre. 


dalilateixeira.showcase@artway.pt
+351 913 950 712

PATRÍCIA SILVEIRA
Gestão Artística e Produção

349176711_1330168610905290_7040994513642423473_n.jpg

Patrícia Silveira, soprano lírico e produtora cultural na Artway, encontra-se a terminar o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Artes do Espetáculo (ESMAE). Já esteve envolvida na produção e promoção de inúmeros projetos, dos quais se destacam os seguintes: responsável pela produção do Concerto pela Paz no Coliseu Porto Ageas; assistência de produção nas gravações do disco “Alepo e outros silêncios” (Next) de Luís Tinoco; produção do concerto do Quarteto Caleidoscópio, “Vórtice para o fim de um tempo”, com estreia na Casa da Música em Fevereiro de 2022. Faz parte da equipa de produção do projeto “Building Musical Heritage” financiado pela Comissão Europeia - Europa Criativa. É membro fundador do grupo Bando de Surunyo, do qual também é responsável pela produção, e com o qual já teve oportunidade de gravar o disco “Ai dina, dina, dana” e de realizar inúmeras apresentações em Portugal e no estrangeiro. Em 2017, licenciou-se em Canto Lírico na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) e, no ano seguinte ingressou no mestrado no Conservatorium van Amsterdam onde trabalhou com Sasja Hunnego, Selma Harkink e com o pianista Jan-Paul Grijpink. Em 2021, foi finalista do Prémio Jovens Músicos - RTP Antena 2 e, como solista, fez uma digressão nos Países Baixos com o ensemble Holland Baroque.

ANA MORAIS
Produção

IMG_2428.JPG

Ana Morais integra a equipa da Artway desde janeiro de 2024. Tem uma pós-graduação em Gestão das Artes pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto, e uma Pós-Graduação em Economia Social (Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa – Porto). Trabalhou desde muito cedo como produtora executiva em diversos projetos culturais na cidade do Porto, entre eles a Associação Amigos do Coliseu do Porto, a Gesto - Cooperativa Cultural, CRL e o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, nas companhias de Teatro “As Boas Raparigas vão para o céu, as más para todo o lado” e “ASSÉDIO – Associação de Ideias Obscuras”. Foi assistente de programação da área do Envolvimento da População do Departamento de Programação Cultural da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, S.A., participando na coordenação/ produção e gestão dos diversos projetos internos, e apoio na produção e gestão de projetos externos. Trabalhou ainda, em 2003/4, como assessora para a Produção do Coordenador do Serviço Educativo, na Casa da Música/ Porto 2001, S.A., sendo da sua responsabilidade, entre outras, a organização, dinamização e manutenção dos contactos com a rede de professores colaboradores; a organização, dinamização e contactos com as escolas; apoio técnico na produção de espetáculos musicais por e para jovens e apoio técnico na produção de seminários do Serviço Educativo. Nos anos letivos de 2005/6 e 2006/7 lecionou o módulo de “Sociologia e Cultura” integrado na disciplina “Gestão Cultural”, no Curso de Direção de Cena e Produção da ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto.

anamorais@artway.pt
+351 917 067 791

CATARINA RIBEIRO
Produção

349621978_150250451366340_7052222954682722631_n.jpg

Nasceu no Porto, em 1990. Com formação inicial em piano clássico, (1994 a 2009), no instituto Orff do Porto, licenciou-se em piano jazz em 2014, e em Composição em 2020, pela ESMAE. Ao logo de 25 anos sempre voltados para a música, a presença constante e irrequieta de vários interesses contribuem para o seu modo de criar, desde os anos dedicados ao desenho e à cerâmica, ao teatro amador ou ao amor pela poesia, até à profunda e ancestral devoção pela natureza onde encontra paz de espírito e inspiração na contemplação de todas as formas orgânicas, em particular das botânicas. Ao longo das duas licenciaturas teve como professores, no curso de Jazz, Pedro Guedes, Telmo Marques, Michael Lauren ou Abe Rabade; em Composição, foi aluna dos professores Carlos Azevedo, Dimitris Andrikopoulos, Ângela da Ponte, Eugénio Amorim, Daniel Moreira e Rui Penha. Estreou a sua primeira obra para orquestra, Gingko, em Fevereiro de 2020, no Teatro Helena Sá e Costa, em contexto académico, no seguimento de um concurso interno dos alunos da licenciatura. A par da actividade artística, lecciona piano clássico, piano jazz e, mais recentemente, composição, na Academia de Música Valentim de Carvalho, desde 2013. Participa regularmente como orientadora/arranjadora na Grande Pesca Sonora (GPS), um evento anual de cariz pedagógico e comunitário que reúne alunos de várias idades e de várias escolas do conselho de Matosinhos, promovido pelo CARA (Centro de alto rendimento artístico) - Orquestra de Jazz de Matosinhos.

FRANCISCO GOMES
Comunicão

350094989_152878330984052_4474612566207854090_n.jpg

Francisco Gomes, n. 1998, demonstra um enorme interesse pela promoção e divulgação de projetos culturais e artísticos.

É licenciado em Som e Imagem e mestre em Gestão de Indústrias Criativas pela Universidade Católica do Porto, com uma Pós-Graduação em Branding pelo Instituto Português de Administração de Marketing. Colaborou na produção de vários projetos: assistente de produção nas gravações das Suites de Bach do violoncelista Filipe Quaresma no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto; no concerto na Casa da Música de “Vórtice (para o fim de um tempo)” do Quarteto Caleidoscópio; divulgação do lançamento do disco “Beethoven: Cello Sonatas & Variations” (Artway Records) do pianista António Rosado e o violoncelista Filipe Quaresma, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos; assistência de produção e direção de cena no Concerto Pela Paz, Coliseu Porto Ageas; promoção e assistência de produção no lançamento do disco “Alepo e Outros Silêncios” (Next) do compositor Luís Tinoco no Museu do Oriente, em Lisboa.

É responsável pela promoção de diversos artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, e de projetos como “Showcase @ Fundão”, “International Clarinet Studio”, "Uma Performance Consciente - Workshops de Mindfulness" e "Bridging Musical Heritage".


franciscogomes@artway.pt

+351 918 609 108

bottom of page