top of page
logo artway_preto.png

A Artway foi criada em 2011 tendo por base os mais altos padrões de exigência e qualidade artística. Revelando-se um forte motor da música erudita portuguesa na Europa, a Artway representou Portugal na Associação Europeia de Agentes Artísticos (Casa da Cultura da Europa, Bruxelas), sendo a primeira instituição portuguesa a fazê-lo, desde a criação desta associação em 1947. Enquanto entidade dedicada à gestão cultural, gestão artística e à produção e edição discográfica, ao longo dos mais de 12 anos de existência, a Artway tem-se esforçado por criar relações de confiança com músicos, instituições culturais e autarquias, integrando redes de programação, no sentido de desenvolver um mecanismo de entreajuda que possa valorizar e fortalecer o trabalho artístico, nomeadamente no domínio da música erudita. Desenvolve atividade não só no domínio da música, mas, através de colaborações em projetos multidisciplinares, abarca outras áreas artísticas como a literatura, o teatro e a dança. Numa lógica de descentralização, a Artway tem vindo a estar envolvida na realização de produções artísticas diversificadas, de forma consistente e regular, com o intuito de formar e promover o aumento de público de Bragança a Portimão, passando por Madeira e Açores, e também fora de Portugal em países como Brasil, Espanha, França, Hungria e Reino Unido.

Entre a vasta produção cultural salientam-se os seguintes projectos: Bridging Musical Heritage (Europa Criativa 2022 - 2024); Temporada Artway 2023/2024; Festival Província Sonora 2023; BEYRA Laboratório Artístico/Ensemble Orquestral da Beira Interior; Concerto pela Paz (Coliseu Porto Abril 2022); International Clarinet Studio; Podcast Efeitos Colaterartes; Showcase @ ESMAE e Showcase@Fundão; Viajando e rindo com Mozart (Casa da Música, 2018 / Loures, 2019); Suggia e Casals - a paixão e a música (Casa da Música, 2016); Europe's Day Concert (Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa 2013); Poema Bar, com Alexandre Borges e João Vasco (2014); Caixa de Brinquedos (Festival Internacional de Música de Espinho, 2013; Centro Cultural da Malaposta, 2015); Severa, O fado de um fado (2013); Mozart Concert Arias - Un moto di Gioia, de Anne Teresa de Keersmaeker/CNB no Teatro Municipal Rivoli (Porto, 2014); O Poeta dos Sons (CCB, 2013 / Casa da Música, 2017); Inside Music Machine (ESMAE - FEUP - FMDUP, entre 2011 e 2013). Os mais reputados músicos portugueses confiam na Artway: António Pinho Vargas, António Rosado, Carlos Azevedo, Carlos Caires, Daniel Bernardes, Filipe Quaresma, João Barradas, Luís Tinoco, Mário Costa, Miguel Borges Coelho, Miquel Bernat, Nuno Côrte-Real, Nuno Inácio, Nuno Pinto, Pedro Lima, Capella Sanctae Crucis, Clarinetes Ad libitum, Concerto Campestre, Drumming GP, Ensemble Darcos, L’effetto ensemble, Livia & Fred, Maat Sax Quartet, O Bando de Surunyo. Músicos com os quais colaboramos no âmbito da gestão de carreira artística, gestão de projetos, edições discográficas e com os quais nos orgulhamos de ter uma relação estimulante profissionalmente e muito compensadora ao nível pessoal e humano.

 

Com colaborações regulares com as mais destacadas instituições culturais nacionais (CCB, Casa da Música, Metropolitana, EGEAC, Culturgest, entre outras), a Artway tem estado envolvida na encomenda de várias obras a compositores portugueses, assim como no importantíssimo registo desse património em edições discográficas que se têm tornado uma referência, através das suas editoras Artway Records e Artway Next. Nesse domínio, a um catálogo de mais de duas dezenas de títulos, tem proporcionado um alargamento significativo do registo do repertório nacional (com uma considerável quantidade de primeiras gravações de repertório inédito), o que se revela um património material e imaterial fundamental para preservar a produção cultural e regista-la para a posteridade. Todo esse trabalho tem encontrado eco nos mais importantes meios de comunicação social como a Antena 2 Público, Expresso, Jornal de Letras, SIC e RTP, mas também no contexto internacional, designadamente em espaços de comunicação de referência como a Radio France, a BBC Radio 3 e BBC Music Magazine, a Revista Gramophone, a Westdeutscher Rundfunk Köln (WDR), entre muitos outros. No programa de mentoria Artway Showcase, tem acolhido e acompanhado vários jovens emergentes no âmbito da gestão de carreira artística partilhando ferramentas essenciais para a construção do seu futuro profissional. 

Desde 2023, a Artway conta com o Apoio Sustentado da República Portuguesa - Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura. 

VANESSA PIRES
Direção

VanessaPires2©PatríciaSilveira.JPG

Vanessa Pires, n. 1980, licenciada em música (violoncelo) na ESMAE e mestre em gestão de empresas e instituições culturais pela Universidade de Barcelona, é diretora da Artway, empresa de gestão cultural e projetos artísticos, sediada no Porto, da qual foi co-fundadora em 2011. Violoncelista da Orquestra Barroca Casa da Música, desde a Capital Europeia da Cultura Porto 2001 que integrou vários projetos musicais e discográficos da Casa da Música tendo tocado, durante vários anos, com a Orquestra Sinfónica do Porto e o Remix Ensemble dessa instituição musical de referência. 

Integrou a Associação Europeia dos Agentes Artísticos representando Portugal, pela primeira vez, desde a criação dessa associação em 1947. O trabalho que tem desenvolvido em estreita parceria com artistas, técnicos, programadores, salas de espectáculo, festivais, autarquias, entre outros, confere-lhe uma compreensão única e abrangente da cena musical portuguesa e europeia, sendo impulsionadora de uma dinâmica de internacionalização de músicos e projetos portugueses, ao mesmo tempo que contribui ativamente para o desenvolvimento do tecido artístico e cultural em Portugal.  Dirige vários projetos com financiamento público português e europeu, tais como “Temporada Artway / Itinerâncias: música para outros ouvidos” (Apoio sustentado DGArtes) e "Building Musical Heritage" (Projecto de Cooperação Europeia - Europa Criativa). Com estes dois projectos, Vanessa Pires destaca-se na direção executiva e programação artística com especial foco na descentralização da oferta cultural e formação de novos públicos através do “Festival Província Sonora” e “BEYRA Laboratório Artístico”, entre outras iniciativas. 

Com uma visão abrangente e globalizante diferenciadora, Vanessa Pires criou ainda uma editora discográfica com dois catálogos – Artway Records e Artway Next – e o programa de mentoria para jovens músicos e seus projetos emergentes, Artway Showcase.  

Lecciona as disciplinas de Gestão de Carreira Artística e Introdução à Programação e Produção de Eventos Culturais na ESMAE IPPorto. 

vanessapires@artway.pt
+351 91 437 71 44

DALILA TEIXEIRA
Festival Provincia Sonora e Projetos Especiais

349342742_3486107681710185_4463736340636820066_n.jpg

Dalila Teixeira concluiu a licenciatura em piano, na ESMAE, sob a orientação de Miguel Borges Coelho (2015) e completou o mestrado em interpretação artística, na mesma instituição (2019), sob a orientação de Pedro Burmester e Daniel Moreira. Na sua dissertação de mestrado apresenta uma forte componente analítica de “Quatour pour la fin du Temps” de Olivier Messiaen, aliada a um trabalho performativo com o Quarteto Caleidoscópio. Desde então, esta formação pretende promover o diálogo entre a performance e a luz, num tipo de espetáculo inovador. Assim, a sua vertente de investigação e de performance avançam a par com a sua vida laboral, que passa por ser pianista acompanhadora e professora de piano. Em paralelo, pretende focar-se também na gestão e produção de concertos, especialmente de projetos recentes e em lançamento. 

Participou em inúmeros cursos de piano com alguns dos mais destacados professores nacional e internacionalmente. 

Actualmente, incorpora o Serviço Educativo da Casa da Música em três projetos: Coro infantil da Casa da Música, Coro infantil nas escolas e “A minha Companhia de Ópera”. É também pianista acompanhadora do Coro Lira, leciona piano na Academia de Música Valentim de Carvalho e no Colégio dos Salesianos, e dirige ainda o Coro da Sala de Ensaios do Teatro de Ferro e o Coro Canto Livre. 


dalilateixeira.showcase@artway.pt
+351 913 950 712

ANA MORAIS
Assessoria da Direção
Direção de Produção
Loja online

IMG_2428.JPG

Ana Morais integra a equipa da Artway desde janeiro de 2024. Tem uma pós-graduação em Gestão das Artes pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto, e uma Pós-Graduação em Economia Social (Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa – Porto). Trabalhou desde muito cedo como produtora executiva em diversos projetos culturais na cidade do Porto, entre eles a Associação Amigos do Coliseu do Porto, a Gesto - Cooperativa Cultural, CRL e o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, nas companhias de Teatro “As Boas Raparigas vão para o céu, as más para todo o lado” e “ASSÉDIO – Associação de Ideias Obscuras”. Foi assistente de programação da área do Envolvimento da População do Departamento de Programação Cultural da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, S.A., participando na coordenação/ produção e gestão dos diversos projetos internos, e apoio na produção e gestão de projetos externos. Trabalhou ainda, em 2003/4, como assessora para a Produção do Coordenador do Serviço Educativo, na Casa da Música/ Porto 2001, S.A., sendo da sua responsabilidade, entre outras, a organização, dinamização e manutenção dos contactos com a rede de professores colaboradores; a organização, dinamização e contactos com as escolas; apoio técnico na produção de espetáculos musicais por e para jovens e apoio técnico na produção de seminários do Serviço Educativo. Nos anos letivos de 2005/6 e 2006/7 lecionou o módulo de “Sociologia e Cultura” integrado na disciplina “Gestão Cultural”, no Curso de Direção de Cena e Produção da ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto.

anamorais@artway.pt
+351 917 067 791

TATIANA VARGAS
Produção e Comunicação

TatianaVargas.jpeg

DANIELA PINTO
Produção e Comunicação
Assessoria de Imprensa

Daniela Pinto, assessora de imprensa, com mais de 20 anos de experiência em marketing e comunicação, na área do entretenimento e cultura.

Trabalhou como gestora de produto em editoras discográficas como a EMI Music Portugal e Warner, responsável por lançamentos de artistas como Depeche Mode, Nick Cave, Air, Daft Punk, Interpol, Placebo, Ben Harper, Janet Jackson, Michael Bublé, entre outros.

Trabalhou também como Export Manager na EMI Music, responsável pela divulgação de artistas portugueses a nível internacional: Madredeus, Teresa Salgueiro, Camané, Da Weasel.

Experiência na área dos eventos, onde trabalhou na empresa Lemon Portugal.

Desde 2016 trabalha como freelancer na área de assessoria de imprensa, divulgando o trabalho de artistas musicais, Companhias de Teatro, e outras instituições culturais.

 

danielapintoassessoria​@gmail.com
+351 936 364 333

Tatiana Vargas integra a equipa da Artway desde Dezembro de 2024. É relações públicas de formação e atua principalmente como produtora cultural. Possui experiências profissionais em assessoria de comunicação e gestão de projetos culturais. No Brasil, realizou assessoria de comunicação para grupos de teatro, orquestras de câmara, centro de artes e principalmente para artistas da área da música. Foi a produtora executiva do espetáculo Memórias Líquidas – Luís Bittencourt realizado, em 2016, no Brasil, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria. Em Portugal, foi responsável pelo setor de produção, comunicação e multimédia das edições 2010 e 2011 dos Festivais de Outono realizados pela Fundação João Jacinto Magalhães e pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Nos últimos anos, tem trabalhado como manager de artistas e na concepção de candidaturas de apoio às artes e gestão de projetos aprovados pela Direção Geral da Artes, entre outros. Nestes projetos, atua na submissão, gestão, produção e assessoria de comunicação. É doutorada em Estudos Culturais pelas Universidades de Aveiro e Minho. 

 

tatianavargas​@artway.pt
+351 933 340 072

DanielaPinto_Press.jpeg

JOÃO ESTEVES DA SILVA
Artway Editions - Artway Jazz

JoãoEstevesdaSilva.jpeg

João Esteves da Silva nasceu em Lisboa, em 1994. Integra a equipa da Artway desde 2025. Considera-se, acima de tudo, um ouvinte de música, com três vertentes de aplicação interrelacionadas: a crítica, a programação/curadoria e a produção discográfica. Enquanto crítico, tem escrito para publicações online como Bandcamp, The Free Jazz Collective ou jazz.pt. Enquanto programador, foi responsável, em 2018, pelo Ciclo Jovens Improvisadores, no O’culto da Ajuda, e organiza, desde 2024, os Encontros de Composição Espontânea, na Casa Cheia. Enquanto produtor, assume, desde 2025, a direcção artística do catálogo Artway Jazz, centrado na obra de músicos-compositores portugueses contemporâneos. É ainda doutorando no Programa em Teoria da Literatura da Universidade de Lisboa, estando a desenvolver uma dissertação sobre gosto (em particular no âmbito da crítica musical), enquadrada numa investigação em filosofia da mente.

 

jazz@artway.pt

  • Youtube
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram

Escritório

Rua Sá da Bandeira, 612  

1º esquerdo - Gabinete 6

4000-431 Porto Portugal

Sede

Rua Ribeiro de Sousa, 401

4250-408 Porto Portugal 

Estrutura financiada por:

Design sem nome_edited_edited.jpg
eu_co_funded

Media partner:

Antena2_logotipo


ARTWAY LDA © 2011-2025
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

bottom of page