
EDIÇÕES
Através de colaborações regulares com as principais instituições culturais de Portugal, a Artway estabeleceu-se como uma agência e produtora dinâmica assim como uma prestigiada editora independente de música clássica, sediada no Porto. Fundada em 2011 e liderada pela violoncelista e gestora cultural Vanessa Pires, os catálogos da Artway incluem inúmeras gravações inéditas de obras de distinguidos compositores portugueses como António Pinho Vargas, Carlos Azevedo, Carlos Caires, Luís Tinoco e Nuno Côrte-Real, conjuntamente com interpretações novas e apaixonadas de mestres intemporais como Bach, Mozart, Schubert, Beethoven e Brahms, executadas por alguns dos mais prestigiados músicos. Em 2024 e 2025, Artway foi vencedora consecutivamente do Prémio Play para Melhor Álbum Clássico do Ano em Portugal com os álbuns de António Pinho Vargas, "Lamentos" e Pedro Lima, "Talking About My Generation". Tem recebido amplo reconhecimento em importantes veículos de comunicação, incluindo RTP Antena 2, Jornal Expresso, Jornal Público, Radio France, BBC Radio 3, BBC Music Magazine, Gramophone e Westdeutscher Rundfunk Köln (WDR), entre muitos outros.
As edições discográficas dividem-se em três catálogos Artway Records e Artway Next com curadoria de Filipe Quaresma e Artway Jazz com curadoria de João Esteves da Silva.
Vários dos discos editados pela Artway são concebidos desde a sua génese não apenas como objetos fonográficos, mas como projetos artísticos integrados, com uma identidade curatorial própria e uma lógica pensada para o palco, permitindo a sua apresentação em concerto.
Abaixo podem ser consultados mais detalhes sobre cada projeto.
As condições para a sua realização serão enviadas sob consulta.