NUNO PINTO clarinetes (Si b e Mi b), percussões e voz
JOSÉ RICARDO FREITAS clarinete, percussões e voz
LUÍS FILIPE SANTOS clarinete, percussões e voz
TIAGO ABRANTES clarinete baixo, percussões e voz
LUÍS FELIPE SANTIAGO percussões e voz
Formado em Julho de 1998 por quatro clarinetistas alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, este grupo tinha então o nome de Quarteto Gingão.
A partir de Fevereiro de 2000, o grupo começou a actuar com percussão e canto, mudando então o nome para “Clarinetes Ad Libitum”, de forma a dar nome à ideia de um grupo com uma grande liberdade de pensamento tanto ao nível das várias formações com que se apresenta – tendo sempre como base o clarinete – como da diversidade de repertórios que executa.
Destaca-se a sua participação no Salão Internacional da Música, som, vídeo e iluminação, realizado na Exponor e nos ciclos Clarinete à Volta do Côa em 1998 e 2002, no 8º Festival Internacional de Música para Jovens “Gaia 2000” e no III ClarmeetOporto Congresso Internacional de Clarinete, em 2001, assim como o concerto de celebração dos 20 anos, com casa cheia, na Casa da Música. Da sua discografia fazem parte “Contradanza” lançado em 2011 e “Desconcerto” lançado em 2018.
Com o “Desconcerto” já percorrem o país de norte a sul nos mais variados palcos e em colaboração com as mais variadas formações. O “Desconcerto” não é uma peça de teatro. Não é um concerto. Não é bem o que parece e parece que não é bem o que não é. Tem jeito de gingão, eterno errante, vadio caminhante. Não é concerto, não. Gato em soleira de porta, espreguiçando-se ao sol. Doce far-niente. A pausa é o equilíbrio do movimento. Todos por um, um a um. Que são cinco. E traz um amigo também. E vira o copo. Cuidado com o corpo, que já não está novo. Mais um salto, mais uma voltinha. Quem não salta, não é da malta. E salta saltarico, e salta saltarico, olé, olé. Para saltar é preciso tirar o pé do chão. E chão rima com coração. Oh dor indizível esta que arde e só se vê com óculos 3D. Coração sem dono é como cão sem trela: mais feliz só roendo osso. Ai que não posso! Concerto? Olha que não é… Dá cá um abraço que já não te vejo desde ontem!Festejemos pois, que a festa está bonita, pá.
PROGRAMA
Bok Espok, Kepa Junkera
Lusitânia Ad Libitum (tradicional)
Palheta, B. Fonseca
Valse des Monstres, Yann Tiersen
Na Noyée, Yann Tiersen
Celta Irlandesa (tradicional)
Fado Licas, Armando Machado
Tu-Tu-Tu, (tradicional)
Valsa Creoula (tradicional)
Noites Cariocas, Jacob do Bandolim
Tiger Rag, Nick la Roca
Lekho Neraneno-Andy’s Ride (tradicional)
Hurichestra, Adrian Sical
Todas as músicas são arranjo dos Clarinetes Ad Libitum.
Booking e Agenciamento:
+351 91 437 71 44