Nuno Inácio

flauta

“...destacou-se também o flautista Nuno Inácio, de colorida e ampla sonoridade, técnica excelente e discreta musicalidade.”

ln Publico, Janeiro de 2006

 

O flautista Nuno Inácio é considerado uma das referências incontornáveis da Flauta em Portugal, estatuto que tem vindo a ser reafirmado pela presença nas prestigiadas Convenções Internacionais de Flauta da British Flute Society, Associação de Flautistas de Espanha e Associação de Flautistas de Portugal. Actualmente detém a posição de 1º Solo-Flautista da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Paralelamente, Nuno Inácio desenvolve uma carreira como docente na Escola Superior de Música de Lisboa e na Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana.

Diplomado pela ESML com classificação máxima, foi durante dois anos aluno do internacionalmente aclamado, Professor Trevor Wye, em Inglaterra. Para além disso Nuno Inácio é Mestre pela Universidade Nova de Lisboa e doutorando em Artes Musicais na mesma Universidade. Entre as suas maiores referências encontram-se William Bennett, Trevor Wye e Viçens Prats. 

Nuno Inácio desenvolve uma intensa actividade concertista nos mais consagrados festivais e palcos nacionais, tanto no âmbito da Música de Câmara, como solista junto de diversas orquestras, como a Orquestra Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa e Orquestra Metropolitana de Lisboa. Foi ainda dedicatário de obras escritas por Sérgio Azevedo, Eduardo Patriarca e Fernando Lobo. 

Ao longo da sua carreira obteve vários prémios dos quais se destacam: o 1º Prémio no Concurso Internacional de L´U.F.A.M., em Paris e o 1º Prémio e Distinção de Jovem Músico do Ano no PJM da RDP/antena2.

Efectuou inúmeras gravações e concertos em directo para a RTP e Antena 2. Foi protagonista em três documentários para a RTP, “Bravo”, “InMusic” e “Sons da Música”. Colaborou ainda com as Revistas PAN (Reino Unido), DaCapo (Portugal) e Muramatsu (Japão).

Pedagogo entusiasta, orientou Master Classes e Workshops em Portugal, Alemanha, Espanha e no Reino Unido. Actua regularmente com os pianistas Alexei Eremine e Paulo Pacheco, com a harpista Carolina Coimbra e o cravista Marcos Magalhães, sendo ainda artista convidado do “Moscow Piano Quartet”, “Ensemble Darcos” e “Ensemble Mediterrain”.  

  • world-wide-web-visit-512
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle