QUEM SOMOS
A Artway divide-se em Artway management, Artway editions e Artway Showcase. Criada em 2011 tendo por base os mais altos padrões de exigência e qualidade artística, a Artway tem vindo a revelar-se um forte motor da música erudita portuguesa na Europa, tendo representado Portugal na Associação Europeia de Agentes Artísticos (Casa da Cultura da Europa, Bruxelas), enquanto primeira agência portuguesa a fazê-lo, desde a criação desta associação em 1947. Enquanto entidade dedicada à gestão cultural, gestão artística e à produção e edição discográfica, ao longo dos mais de 12 anos de existência, a Artway tem-se esforçado por criar relações de confiança com músicos, instituições culturais e autarquias, integrando redes de programação, no sentido de desenvolver um mecanismo de entreajuda que possa valorizar e fortalecer o trabalho artístico, nomeadamente no domínio da música erudita. Desenvolve atividade não só no domínio da música, mas, através de colaborações em projetos multidisciplinares, abarca outras áreas artísticas como a literatura, o teatro e a dança. Numa lógica de descentralização, a Artway tem vindo a estar envolvida na realização de produções artísticas diversificadas, de forma consistente e regular, com o intuito de formar e promover o aumento de público de Bragança a Portimão, passando por Madeira e Açores, e também fora de Portugal em países como Brasil, Espanha, França, Hungria e Reino Unido.
Entre a vasta produção cultural salientam-se os seguintes projectos: Bridging Musical Heritage (Europa Criativa 2022 - 2024); Temporada Artway 2023/2024; Festival Província Sonora; BEYRA Laboratório Artístico/Ensemble Orquestral da Beira Interior; International Clarinet Studio; Podcast Efeitos Colaterartes; Showcase @; Viajando e rindo com Mozart; Suggia e Casals - a paixão e a música; Mozart Concert Arias - Un moto di Gioia, de Anne Teresa de Keersmaeker/CNB no Teatro Municipal Rivoli (Porto, 2014). Os mais reputados músicos portugueses confiam na Artway: António Pinho Vargas, António Rosado, Carlos Azevedo, Carlos Caires, Daniel Bernardes, Filipe Quaresma, João Barradas, Luís Tinoco, Mário Costa, Miguel Borges Coelho, Miquel Bernat, Nuno Côrte-Real, Nuno Inácio, Nuno Pinto, Pedro Burmester, Pedro Lima, Capella Sanctae Crucis, Clarinetes Ad Libitum, Concerto Campestre, Drumming GP, Ensemble Darcos, L’Effetto ensemble, Livia & Fred, Maat Sax Quartet, O Bando de Surunyo. Músicos com os quais colaboramos no âmbito da gestão de carreira artística, gestão de projetos, edições discográficas e com os quais nos orgulhamos de ter uma relação estimulante profissionalmente e muito compensadora ao nível pessoal e humano.
Com colaborações regulares com as mais destacadas instituições culturais nacionais (CCB, Casa da Música, Metropolitana, EGEAC, Culturgest, entre outras), a Artway tem estado envolvida na encomenda de várias obras a compositores portugueses, assim como no importantíssimo registo desse património em edições discográficas que se têm tornado uma referência, através das suas editoras Artway Records e Artway Next. Nesse domínio, a um catálogo de mais de duas dezenas de títulos, tem proporcionado um alargamento significativo do registo do repertório nacional (com uma considerável quantidade de primeiras gravações de repertório inédito), o que se revela um património material e imaterial fundamental para preservar a produção cultural e regista-la para a posteridade. Todo esse trabalho tem encontrado eco nos mais importantes meios de comunicação social como a Antena 2 Público, Expresso, Jornal de Letras, SIC e RTP, mas também no contexto internacional, designadamente em espaços de comunicação de referência como a Radio France, a BBC Radio 3 e BBC Music Magazine, a Revista Gramophone, a Westdeutscher Rundfunk Köln (WDR), entre muitos outros. No programa de mentoria Artway Showcase, tem acolhido e acompanhado vários jovens emergentes no âmbito da gestão de carreira artística partilhando ferramentas essenciais para a construção do seu futuro profissional.